domingo, 25 de setembro de 2011

FUMIGAÇÃO DE CARGAS DE AMENDOIM


A produção de amendoim no Brasil é um negócio que cresce anualmente e que apresenta grande potencial de desenvolvimento. O Estado de São Paulo responde atualmente por aproximadamente 70% da produção nacional. Parte desta produção é direcionada à exportação, tendo a Europa como importante região consumidora . Como ocorre com outras commodities agrícolas os grãos de amendoim podem sofrer ataques de pragas que causam a perda de qualidade do produto e consequente prejuízo aos exportadores. Podemos destacar alguns insetos que representam potencial perigo às cargas de grãos de amendoim:


Corcyra cephalonica
Traça das Vagens (Corcyra cephalonica): o adulto deste inseto é uma pequena mariposa, porém é na fase juvenil, em estado de larva, que a praga causa seus danos atacando os grãos de amendoim.  
  






Tenebroides mauritanicus
Besouro (Tenebroides mauritanicus): pequeno besouro que tanto na fase adulta como larval ataca os grãos para se alimentar.




Tribolium castaneum
Besouro Castanho (Tribolium castaneum): também é um pequeno besouro que tanto em sua fase adulta como em sua fase larval ataca os grãos. 








Para prevenir ou combater os danos ocasionados pelo ataque destas pragas nos grãos de amendoim destinados à exportação, os exportadores contratam empresas especializadas, como a Brasfito, para realizarem serviços de fumigação em suas cargas. As fumigações geralmente são realizadas no período de pré-embarque das cargas e o processo se dá através da aplicação de produtos fumigantes precursores de fosfina.


Nenhum comentário:

Postar um comentário