sábado, 28 de janeiro de 2012

CITROS - IMPASSE NAS EXPORTAÇÕES DE SUCO PARA OS EUA


O suco de laranja exportado pelo Brasil com destino aos EUA tem encontrado dificuldades nos últimos dias devido às alterações nas regras sobre a utilização de um fungicida encontrado em amostras analisadas pela FDA (U.S. Food and Drug Administration), agência que fiscaliza remédios e alimentos nos Estados Unidos. O fungicida de nome carbendazim é amplamente utilizado pelos citricultores brasileiros no combate às doenças causadas pelo ataque de fungos, e também é utilizado em outros países, como nos EUA,  no combate às doenças fúngicas na produção de outras frutas, tendo como exemplo a maçã, onde sua concentração é permitida no suco desta fruta em pequenas quantidades. As próprias autoridades americanas reconhecem que o uso do carbendazim é seguro e o impasse parece ocorrer mais por razões legais, visto que a lei americana que permitia o uso do fungicida na cultura da laranja parece ter expirado e não houve solicitação para renovação. Na União Européia é permitida a presença do fungicida em níveis de até 200 ppb. Enquanto o impasse não encontra solução os preços dos futuros da commoditie negociados na bolsa americana para março apresentaram aumento de 4% nesta última sexta-feira. Dados do Departamento de Cítricos da Flórida demonstram que o suco de laranja brasileiro é bastante expressivo no consumo dos norte americanos, já que de janeiro a novembro de 2011 os EUA importaram cerca de 490 milhões de litros do produto do Brasil, o que corresponde à metade das importações de suco de laranja dos americanos para o período.   

Uso do carbendazim na Citricultura Brasileira

O carbendazim é um importante ingrediente ativo utilizado no combate de doenças causadas pela ação de fungos na produção de diversos citros no Brasil. Dentre as principais doenças combatidas com o uso do carbendazim podemos citar:



 a podridão floral dos citros ou "estrelinha" -  causada pela ação do fungo Colletotrichum acutatum que afeta flores e frutos recém formados de quase todas variedades de citros de interesse comercial. Sua ocorrência na  plantação de citros, quando não combatida, acarreta na perda da produtividade já que compromete a formação dos frutos.

   aspecto de flores atacadas por
Colletotrichum acutatum  

a pinta preta - doença causada pela ação do fungo Guignardia citricarpa que se não for devidamente controlada pode causar severa perda na produção com a queda prematura de frutos. Os sintomas podem ser observados em folhas e principalmente em frutos da maioria das espécies cítricas.

aspecto de frutos atacados por
  Guignardia citricarpa 



The Wall Street Journal 



    

Nenhum comentário:

Postar um comentário