domingo, 28 de agosto de 2011

FUMIGAÇÃO DE CAFÉ EM GRÃOS

O Brasil é o maior produtor e exportador de café do mundo, sendo que a grande maioria do produto exportado encontra-se na forma de café verde ou em grãos. Os grãos de café podem sofrer ataque de insetos que causam a perda da qualidade do produto e consequente prejuízo aos exportadores. Para garantir a qualidade destas cargas e evitar a disseminação de pragas é necessário realizar tratamentos fitossanitários pelo método da fumigação. Podemos citar dois insetos considerados como principais pragas dos grãos de café armazenados pelo grau de importância econômica que seus danos acarretam: o caruncho do café e a broca do café.

Araecerus fasciculatus
Caruncho do Café
O caruncho ou gorgulho do café é um inseto que mede de 3 a 5 mm, apresenta grande capacidade de voo e desenvolvem-se melhor em regiões de alta temperatura e umidade. Suas larvas corroem os grãos conferindo a perda de qualidade aos mesmos.  

Hypothenemus hampei
Broca do Café
Na fase adulta, a broca do café mede em torno de 1,5 mm e é uma das pragas mais severas do cafeeiro, podendo infestar seus grãos secos e conferir a estes grande perda de qualidade. A praga desenvolve-se melhor em regiões de alta temperatura e umidade.

Grãos atacados pela Broca do Café
 Para prevenir a infestação ou eliminar estas pragas nas cargas de café em grãos, realiza-se tratamento fitossanitário pelo método da fumigação com produtos a base dos princípios ativos Fosfina ou Brometo de Metila.

Nenhum comentário:

Postar um comentário