sábado, 3 de setembro de 2011

A NECESSÁRIA BARREIRA FITOSSANITÁRIA NO BRASIL


Sabemos que o Brasil figura como um dos maiores quando o assunto é produção agrícola e florestal. Muitas divisas, muitos empregos e o próprio desenvolvimento do país dependem da evolução destas atividades. 
Barreira Fitossanitária pode ser entendida como um conjunto de medidas que visem prevenir a entrada e a disseminação de pragas quarentenárias no território nacional. Praga quarentenária é aquela que originalmente não existe no país mas caso ocorra sua introdução, causará severos prejuízos à produção agrícola ou florestal. O Ministério da Agricultura define as pragas quarentenárias em dois grupos (IN 52 de 20/11/2007):

A1/Ausentes: praga de importância econômica potencial para uma área em perigo, porém não presente no território nacional;

A2/Presentes: praga de importância econômica potencial para uma área em perigo, presente no país, porém não amplamente distribuída e que encontra-se sob controle oficial.   

Para efeito de exemplificar, apresentaremos duas pragas quarentenárias com potenciais prejuízos relacionados às culturas florestais e agrícolas que podem ser disseminadas através dos suportes e embalagens de madeira que acompanham as cargas no comércio internacional.

Besouro Asiático
Anoplophora glabripennis
O Besouro Asiático ou Chinês é o caso de uma praga quarentenária A1 que dada à sua importância teve um alerta fitossanitário emitido na forma de uma Portaria Interministerial (499/99) que causou grande impacto nas atividades de movimentação de cargas nos portos e aeroportos do país.



Vespa da Madeira
Sirex noctilio

A Vespa da Madeira é o caso de uma praga quarentenária A2, sendo originária da Europa, Ásia e Norte da África, foi detectada no Brasil nos anos 80 e até hoje causa grandes prejuízos à produção florestal do país atacando as plantações de Pinus.


É de grande importância o aprimoramento dos serviços de inspeções dos produtos de origem vegetal nos pontos de ingresso do país afim da preservação de nossos patrimônios agrícola e florestal e para que possamos manter o Brasil em seu atual papel de destaque.





Nenhum comentário:

Postar um comentário